segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Rocha Netto: XV de Piracicaba vs Santos F. C.



Esse texto é uma colaboração da Fernanda (bolsista do Espaço Memória Piracicabana, local responsável pela guarda do Acervo Rocha Netto).

Delphim Ferreira da Rocha Netto (conhecido como Rocha Netto) nasceu em 1913, na cidade de Itu. Sua paixão pelo futebol se revelou aos seis anos de idade, momento em que ele começou colecionar figurinhas de futebol (futuramente seria parte de seu imenso acervo futebolístico).Tornando-se com o decorrer do tempo um exímio cronista e memorialista esportivo.
Atualmente o acervo do Rocha Netto pode ser considerado um dos maiores do Brasil.

.............
Apesar da grande “lavada” que o glorioso esquadrão do interior levou do peixe em 61 (7x2), perder para o Santos não era uma grande novidade para o XV.

De acordo com o Sr. Rocha Netto, o “atleta do século” – como ele se referiu a Pelé - , se manteve invicto sobre o XV por 15 anos (57 a 72). O jornalista esportivo registrou em suas colunas do Jornal de Piracicaba que apenas em agosto de 72 o XV conseguiu quebrar o tabu vencendo o jogo pelo magro placar de 1x0.

Contudo, podemos dizer que esta não foi uma vitória qualquer, além do Santos carregar a condição de invicto sobre o XV de Piracicaba, nesse dia Pelé disputaria sua última partida contra o time da noiva da colina... é Pelé não foi dessa vez !!!

Nenhum comentário: